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Semana Gastronômica

Um pedacinho de Portugal no Brasil: A Semana Gastronômica dos Vinhos da Península de Setúbal aconteceu pela primeira vez no Brasil.

Pela primeira vez no Brasil ocorreu o evento "Semana Gastronômica dos Vinhos da Península de Setúbal", que trouxe um gostinho de Portugal para o país. A proposta do evento, organizado pela Rede Interação, foi promover a harmonização perfeita entre os vinhos da região da Península de Setúbal, em Portugal, com o melhor da gastronomia internacional. Inicialmente, o evento escolheu as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo para sediá-lo, com a realização no Rio de Janeiro de 24 a 30 de abril, e em São Paulo de 1º a 7 de maio.

Restaurantes renomados de ambas as cidades, especializados em culinária italiana, portuguesa, brasileira e francesa, harmonizaram seus pratos principais com os vinhos provenientes de uma das regiões mais antigas e tradicionais de Portugal, a Península de Setúbal.

"A ideia surgiu para brindar à região e dar a oportunidade para que mais pessoas conheçam e experimentem seus vinhos. Daí nasceu a ideia de promover, pela primeira vez no Brasil, a Semana Gastronômica dos Vinhos da Península de Setúbal, trazendo como tema: Os vinhos de Setúbal harmonizam com a gastronomia mundial", conta Andreia Lucas, uma das responsáveis pelo departamento de promoção da CVRPS.

Mais de dez restaurantes participaram do evento, harmonizando pratos que são a especialidade de cada casa com os vinhos portugueses.

Para que todos pudessem degustar os vinhos disponíveis durante a semana gastronômica, os restaurantes ofereceram uma taça da bebida como cortesia, com opções de tinto, rosé, branco e moscatel. Caso os clientes se encantassem com algum vinho em particular, tinham a possibilidade de adquirir a garrafa, que estava incluída em uma carta de vinhos dedicada à ação, com sugestões de harmonização feitas pelos chefs ou sommeliers.

Os restaurantes receberam rótulos de dez vinícolas da região de Setúbal. Entre os produtores, destacam-se nomes como José Maria da Fonseca, Adega de Pegões, Ermelinda Freitas, Adega Fernão Pó Winery, Bacalhôa, Sociedade Vinícola de Palmela, Quinta do Piloto, Herdade da Gâmbia, Adega de Palmela e Cadeado Wine.

A Semana Gastronômica foi um verdadeiro sucesso, oferecendo aos participantes uma verdadeira viagem de sabores e aromas, e certamente deixou um gostinho de quero mais.

Didier - Casa Imersiva

Na sexta-feira, dia 28 de abril, a Rua Vinícius de Moraes, em Ipanema, foi palco de um evento agitado. Os pedestres tiveram a oportunidade de degustar um drink especial preparado por Flávia Di, renomada barwoman e criadora da empresa BAR DREAMS. Flávia foi a anfitriã da casa imersiva dos vinhos de Setúbal, que aconteceu no charmoso restaurante Didier. Durante o evento, ela preparou um coquetel utilizando o vinho Moscatel. Flávia é conhecida por sua expertise na área e já criou drinks para personalidades como Bruno Gagliasso e Mariana Ruy Barbosa, além de estar chamando a atenção de outros famosos.

Ela mencionou que criar um drink com vinho é um desafio, mas estava confiante de que a combinação seria surpreendentemente boa.

"A coisa mais importante é as pessoas saírem da sua zona de conforto e estarem dispostas a experimentar algo diferente para se surpreenderem. O Moscatel tem um sabor peculiar e é perfeito para drinks por ser mais doce e lembrar um licor", disse Flávia.

Essa ação, que ofereceu drinks cortesia para os visitantes, fez parte da Semana Gastronômica dos Vinhos de Setúbal. Essa semana especial ocorreu pela primeira vez no Brasil, de 24 a 30 de abril no Rio de Janeiro e de 1 a 7 de maio em São Paulo. Mais de dez restaurantes participaram do evento, harmonizando pratos icônicos de suas casas com vinhos portugueses. O restaurante Didier, além de participar da semana gastronômica, foi o local escolhido para sediar o agito.

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Eventos presenciais com os produtores da Península de Setúbal no Brasil

Produtores comemoram aumento de vendas no Brasil com provas no Belmond Copacabana Palace e no Consulado Geral de Portugal, no Rio de Janeiro.

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Vinhos da Península de Setúbal Interação rede de comunicação

O que chamamos de eventos imersivos dos Vinhos da Península de Setúbal, em 2022, consistiu em uma mistura dos tradicionais salões de degustação com uma experiência gamificada, repleta de surpresas e estruturas que estimularam os cinco sentidos dos convidados. Realizados em duas edições – no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e na Casa Traffô, em São Paulo – os, os eventos tiveram uma dinâmica inédita para as atividades desse ramo e receberam a aclamação dos convidados.

Ao chegarem ao evento, os convidados atravessavam um túnel de LED com exuberantes imagens da Península de Setúbal, para a qual eram imediatamente transportados. No salão de provas, eram desafiados a completar um percurso de dez etapas pelos estandes dos produtores presentes, recolhendo figurinhas para colar nos crachás de identificação. Quando todos os espaços em branco do crachá estivessem completos, os participantes ganhariam um passe para um segundo salão, com música ao vivo, comidas e provas volantes.

 

Produtores participantes: Adega Camolas, Adega de Pegões, Bacalhôa, Cadeado Wines, Casa Ermelinda Freitas, Fernão Pó Winery, Herdade de Espirra, José Maria da Fonseca, Quinta do Piloto e Sociedade Vinícola de Palmela.

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Os eventos presenciais com os produtores da Península de Setúbal no Brasil, em 2022, foram um sucesso por contemplarem a diversidade de públicos do ramo dos vinhos no país de modo inovador e efetivo.

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As ações cumpriram o propósito de fortalecer a marca e enfatizar a qualidade dos vinhos certificados da região, além estreitar as relações comerciais com o trade de três importantes estados do país. O saldo final do evento foi o reconhecimento dos rótulos dos produtores participantes pelos convidados.

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