
Andrea Fantoni
18 de abr. de 2024
O Brasil continuará sendo uma das prioridades de mercado para os vinhos de Setúbal em 2024.
Henrique Soares, presidente da CVRPS, aposta no mercado brasileiro: crescimento contínuo
“O mercado mundial de vinhos está cada vez mais aberto, competitivo e intercontinental, muito semelhante ao setor de turismo, em termos de valor gerado e características de mercado.” A declaração é de Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), responsável pela produção vinícola de uma das regiões mais renomadas e apreciadas no mercado global de vinhos.
De acordo com Soares, as perspectivas para os próximos anos são muito otimistas: “Portugal integra o Top 10 na produção e exportação mundial de vinhos, e nosso país tem feito um progresso extraordinário nos últimos doze anos, mesmo com os desafios impostos pela pandemia e pela guerra na Europa. Esperamos alcançar, neste ano, a marca de um bilhão de euros em exportações, o que representa um feito notável para um país de nossa dimensão geográfica e capacidade produtiva.”
O Brasil continuará sendo uma das prioridades de mercado para os vinhos de Setúbal em 2024. “Nosso caminho de expansão será pautado pela busca pela melhor valorização de nossos vinhos e dos mercados que reconhecem esse valor, como é o caso do Brasil”, destaca Soares. Embora o Brasil seja tradicionalmente associado ao consumo de cerveja, o mercado de vinhos tem apresentado um crescimento expressivo. “O clima em muitos estados brasileiros favorece o consumo de cerveja. No entanto, acredito que a produção, o consumo e a importação de vinhos seguem uma tendência crescente no Brasil, com muito potencial a ser explorado.”
A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) tem como missão a defesa das Denominações de Origem (D.O.) Setúbal e Palmela, e da Indicação Geográfica (I.G.) Península de Setúbal, além da aplicação de regulamentações, fomento e controle da produção vinícola nessas regiões, com o objetivo de garantir a origem, autenticidade e qualidade dos vinhos. Na Península de Setúbal, são produzidos três tipos de vinhos certificados: Vinhos D.O. Palmela, Vinhos D.O. Setúbal e Vinho Regional Península de Setúbal.
Assessoria de Imprensa:
Andréa Fantoni
+55 (21) 99111-3328